Olá, criativos! Está rolando em Fortaleza, no Dragão do Mar, o evento Cabeças de Papel 4 – Ideias Flamejantes, um encontro que envolve Fanzines, Publicações Independentes e Arte Impressa. Para quem gosta de arte, comunicação e claro, o papel, o evento conta com sessões coletivas de criação e impressão, falas sobre experiências partilhadas de criação, oficinas de micro-zines, construção coletiva de uma painel de lambe-lambe e duas noites da Feira Índice.
Cabeças de Papel 4 – Ideias Flamejantes [ft01] Cabeças de Papel 4 – Ideias Flamejantes [ft02]
A programação começou na quinta, dia 17/01, e, a Pixels marcou presença no evento e nosso colaborador Jorge Leandro descreveu como foi a participação.
“Hoje, no Cabeças de Papel estão sendo trabalhadas micro-zines com temas diversos. Meu tema por exemplo é: Criando seu próprio estatuto (imagina viver num mundo sem estatuto e você ter que criar o seu, de maneira imaginária; abstrata!?). Estatutos como: Estatuto das Canetas Esferográficas, onde não poderia faltar tinta, para que jamais acabasse a escrita”, detalha o colaborador.
Oficina de micro-zines
Oficina de micro-zines com Márcio Sno
Hoje é o último dia de evento e a partir das 16h, dentro da programação, vai rolar a Feira Índice, que foi organizada pela galera do Cabeças de Papel, com pessoas abertas à troca de experiências artísticas e que tem transitado entre arte e comunicação atualmente em Fortaleza. As zines de temas mais diversos, livros, pôsters, prints, cadernos artesanais, manuscritos e originais estão à disposição para venda, troca e distribuição gratuita. Quem também esteve no evento foi nosso antigo designer gráfico, o João Gabriel Ramos, que mostrou o seu trabalho como ilustrador na Feira Índice no formato “Pague o quanto quiser”.
Ilustrador João Gabriel mostra sua zine na Feira Índice
Ilustrador João Gabriel mostra sua zine na Feira Índice
Ele descreveu pra gente um pouco da sua biografia atual:
“Oi, eu sou o Jão, ilustrador, quadrinista e designer gráfico. Faço quadrinhos desde 2015, mas em 2016 resolvi embarcar de vez nessa área. Tenho formação em Desenho Acadêmico, pelo Estúdio Daniel Brandão e em Quadrinhos pelo Porto Iracema das Artes, onde comecei a focar a pesquisa no campo LGBT, voltado pra questão do gênero. De lá pra cá, participo do Mercado de Quadrinhos, realizado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza e agora, tô na minha segunda edição da Feira Índice.”
Renneane Uchôa (Rabisca Renne), Jão e Sophia Mourão (Artista Visual)