A segunda já começa com listinha! E pra quê lista melhor do que a de cinema e ainda mais, dirigidos, produzidos e escritos por mulheres? Não há dúvidas de que as mulheres além de alcançarem sucesso nas telonas com interpretações de tirar o fôlego, elas participam ativamente nos bastidores de grandes produções que, muitas vezes, nem sabemos que foram elas que fizeram. Agora, segurem essa lista e preparem a pipoca! 1. Lady Bird  (2018) Greta Gerwig é uma cineasta maravilhosa, musa do mumblecore, indicada esse ano por Melhor Roteiro Original e Melhor Filme no Oscar. Já havia trabalhado em Frances Ha (2012) com seu atual namorado, Noah Baumbach.
Pequena Miss Sunshine
Lady Bird – É Hora de Voar
2. O Babadook (2014) Jennifer Kent tem 17 anos de carreira como diretora e roteirista, é australiana e “The Babadook” foi seu filme de terror que estrou nos cinemas. 3. Frida (2002)  Julie Taymor é uma cineasta e diretora de teatro e ópera, que também dirigiu o ótimo Across The Universe (2007). 4. As Patricinhas de Beverly Hills (1995) Um dos ícones da cultura pop cinematográfica foi dirigido pela cineasta e diretora de televisão Amy Heckerling. 5. Os Batutinhas (1994) Um dos clássicos dos anos 90 foi dirigido por Penelope Spheeris, uma diretora americana de 72 anos. 6. Psicopata Americano (2000) Mary Harron é uma escritora canadense que também já dirigiu outros filmes, incluindo “Um atiro para Andy Warhol”, onde uma mulher tenta matar o artista pop Andy Warhol.
Psicopata Americano
Psicopata Americano
7. Tallulah (2016) É um ótimo filme estrelado por Ellen Page, escrito e dirigido por Sian Heder, que também dirigiu Orange Is the New Black. 8. Quero Ser Grande (1988) Outra clássico, dirigido por Penny Marshall, vencedora do Globo de Ouro. 9. Meninos Não Choram (1999) Esse filmão, que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Hilary Swank, foi dirigido por Kimberly Peirce, que também dirigiu Carrie, A Estranha (2013). 10. A Virgens Suicidas (1999) Claro que a musa dramática Sofia Coppola não poderia ficar de fora da lista! Também diretora do premiadíssimo Lost in Translation (2003). 11. Ricki and the Flash (2015) Diablo Cody é ex-stripper e já ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2007 por Juno. (Curiosidade: neste filme, Meryl Streep é mãe da Julie (Mamie Gummer) mas elas são mãe e filha na vida real).
Ricki and the Flash
Ricki and the Flash
12. Monster – Desejo Assassino (2003) O filme que deu o Oscar de Melhor Atriz para Charlize Theron em 2003, foi escrito e dirigido por Patty Jenkins, e ainda contou com a atuação genial de Christina Ricci. 13. O Amor Não Tira Férias (2006) O longa romântico e bom de assistir numa tarde de domingo, foi dirigido por Nancy Meyers, mesma diretora de Simplesmente Complicado (2009). 14. Pequena Miss Sunshine (2006) Valerie Faris gravou esse filme em um pouco mais 30 dias e dirigiu com Jonathan Dayton, e ainda ganhou o Oscar de 2007 por Melhor Roteiro Original.
Pequena Miss Sunshine
Pequena Miss Sunshine
15. Guerra ao Terror (2010) Um filme de guerra, dirigido pela talentosíssima Kate Bigelow, que foi a primeira mulher a ganhar um Oscar de Melhor Direção. (curiosidade, o filme concorreu com Avatar, de James Cameron (2009), que era seu marido na época – mas ela levou!) 16. Frozen (2013) O filme da “Let it go” foi escrito e dirigido pela Jennifer Lee, e ganhou o Oscar de Melhor Animação. Jennifer também co-escreveu Detona Ralph (2012) que foi indicado ao Oscar. 17. Trilogia Matrix A trilogia bem sucedida cyberpunk Matrix foi escrito e dirigido pelas irmãs Lilly e Lana Wachowski, que são mulheres transgêneras.
Matrix
Matrix
18. Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011) O longa que tem a incrível atriz Tilda Swinton, foi dirigido por Lynne Ramsay. 19. Mamma Mia! (2008) O musical de 2008 foi dirigido pela britânica Phyllida Lloyd. 20. Mulher Maravilha (2017) Também da diretora e roteirista Patty Jenkins, que já citamos na nossa lista. E já que ela dirigiu um dos melhores filmes da DC Comics, por que não citar novamente? 😉
Mulher Maravilha
Mulher Maravilha