No último sábado, 23 de setembro, nossos alunos Eric Maia, Romildo Feliciano e Tiago Araújo, junto de nosso professor e orientador da equipe, Sandro Mesquita, marcaram presença na Mostra Nacional de Robótica (MNR), a primeira a acontecer de forma regional, realizada no Campus de Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e apresentaram um projeto ousado de robótica: o Braço Robótico controlado por bluetooth e um Carro Autônomo seguidor de linha. Um projeto que exigiu muito empenho de nossos alunos, diante de cada dificuldade. Uma superação percebida pelo sucesso no evento, possibilitando a interação com o público, permitindo que controlassem o braço robótico através de seus próprios smartphones. Nossos alunos Eric Maia, Romildo Feliciano e Tiago Araújo marcando presença na Mostra Nacional de Robótica.
“A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é a maior Mostra Científica de trabalhos de Robótica do país, com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de Robótica.”
Além da etapa regional da Mostra Nacional de Robótica (MNR), o evento contou também com a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Muitos estudantes dos mais diversos níveis (alunos do ensino médio, técnico, superior e até pós-graduando, tanto de instituições públicas, como privadas do estado e de outros estados do Nordeste) se fizeram presentes, apresentando seus robôs bem como produtos/serviços, como o caso do jovem Lucas de Lima, da Fortaleza Maker, que levou sua impressora 3D e diversas peças, alegrando a garotada que se fez presente com brindes feitos na hora. Brindes feitos em uma Impressora 3D por Lucas de Lima da Fortaleza Maker
“Eu mesmo fiz parte das peças de minha impressora, usando de outra impressora. Adoro criar meus próprios projetos, mas também baixo projetos prontos, apenas para imprimir.”; disse o jovem Lucas de Lima.
Também conversamos com Marcos Evangelista, aluno do curso de Mecatrônica do IFCE Campus Sobral, que trouxe para a mostra um Robô CNC Portátil: um protótipo capaz de imprimir desenhos em placas, bem como fazer fresagem em chapas e/ou marcação de peças.
“O intuito do projeto é montar uma máquina CNC de baixo custo, simples e acessível. O projeto tem uma proposta, acima de tudo didática, pois promove um primeiro contato com a automação, programação e a eletro-eletrônica nas escolas; além de abrir portas para a construção de vários outros, pois com a máquina podemos usinar e construir peças e placas de circuito impresso para compor novos projetos.”
Robô CNT Portátil Foram dezenas de projetos, entre eles, robôs controlados por celulares, cabeça robótica que imitava os movimentos dos rostos de quem passava pelo stand, robôs de monitoramento para ambientes de difícil acesso e muito mais. Projetos que encantaram a todos que passaram pelo IFCE nesse final de semana, e aos que trouxeram consigo sonhos e lágrimas, que levaram muitas noites em claro para serem concluídos, mas de uma satisfação enorme, percebida no rosto de cada jovem em suas apresentações. Projetos apresentados na Mostra Nacional de Robótica (MNR)
Parabéns a todos os envolvidos na MNR Regional e que venha o evento nacional que acontecerá dos dias 07 a 11 de Novembro em Curitiba, juntamente com a final da OBR.