
Outubro chegou e com ele uma das campanhas mais importantes do ano: o Outubro Rosa. É o mês destinado à uma atenção maior de conscientização o alerta às mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Em vários lugares do país, poderemos observar que receberão decoração e iluminação especiais em alusão ao movimento.
Programação em Fortaleza
Aqui em Fortaleza, no domingo, a passarela localizada na avenida Antônio Sales, as Estátuas de Iracema na Beira Mar e o Arco da Praça Portugal serão iluminados. Com o lema “Fortaleza, Cidade Rosa, em busca de mais Cidadania e Saúde”, foi lançada na última sexta-feira, 29, a campanha de prevenção. E uma programação está prevista para o mês: passeio ciclístico (18/10), II Regata Rosa (22/10), Caminhada Rosa (22/10), I Corrida Rosa (29/10) e audiências públicas abordando a temática. Hospitais e postos de saúde se integram ao movimento e realizam um trabalho informativo e educativo sobre o assunto, além de serviços de prevenção e diagnóstico da doença.
A importância do autoexame e da prevenção
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrino e história reprodutiva, fatores comportamentais e ambientais, além de fatores genéticos e hereditários.
Por isso é extremamente essencial a prevenção da mulher todos os anos, com um(a) profissional. Fazer um acompanhamento minucioso, ultrassons, conversar com seu (sua) ginecologista e notar se tudo está indo bem com o seu corpo.
O autoexame também é muito importante. Pois ninguém melhor do que você para conhecer o seu corpo. O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada.
Siga as seguintes instruções para o autoexame:
Em frente ao espelho:
- Posicione-se em frente ao espelho;
- Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos;
- Coloque as mãos na cintura fazendo força;
- Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo;
- Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
- Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
- Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
- Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
- Sinta a mama;
- Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
- Repita os movimentos na outra mama.
- Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita;
- Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão;
- Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente);
- Depois apalpe as axilas;
- Inverta o procedimento para a mama esquerda.